sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mesmo o mais seguro, competente e experiente arquiteto tem dúvidas em relação à qualidade de um projeto. Por mais tempo que tenha dedicado, por mais detalhadas que tenham sido as informações para embasá-lo e por mais elogiado que seja, sempre há pelo menos uma ponta de preocupação se as propostas atenderão as expectativas.

Não conheço um projeto perfeito e se você está 100% seguro das suas decisões, das duas uma, ou você não considerou todas as variáveis necessárias ou está completamente enganado.
Pássaros e Peixes - Mauritius C. Escher

Um bom projeto é aquele que considera a maior gama de variáveis possíveis para que algo saia errado, tanto sob o ponto de vista técnico quanto do humano.

Uma avaliação de um trabalho de arquitetura também se faz de maneira parcial, não há avaliador que consiga perceber todas as nuances e todas as variáveis consideradas em um projeto, portanto, cada avaliação conta com uma componente técnica que é matematicamente absoluta e inquestionável e outra que depende de fatores subjetivos, gostos pessoais, afeição pelo avaliado, repertório e conhecimento prévio do avaliador sobre o assunto que o trabalho aborda. Cabe ao avaliador pesar cada componente para dar um parecer justo.

Digo isto pelo fato de presenciar muitas avaliações, tanto em ambientes acadêmicos quanto profissionais, baseadas na maioria das vezes em fatores subjetivos, de tal forma que as discussões acabam girando em função de preferências pessoais e preconceitos de avaliadores e não em relação a questões técnicas. Ninguém está imune a tais situações.

É certo que há aqueles profissionais ou alunos com talento suficiente para captar o que os avaliadores querem ouvir e de maneira intencional ou não acabam se saindo bem, mesmo tendo um projeto que abarca parcialmente os problemas que deveria considerar.


Não há como escapar das armadilhas da subjetividade humana e nem eliminá-la totalmente de um processo de avaliação embora haja mecanismos de controle para garantir que questões técnicas se sobreponham às questões humanas. 

0 comentários:

Postar um comentário