segunda-feira, 29 de setembro de 2014


1. Estabeleça metas modestas, não tente resolver o problema do mundo, arquitetura não tem este poder.


2.   Faça um cronograma detalhado e siga-o rigorosamente, não inclua feriados, finais de semana e madrugadas no seu planejamento, em hipótese alguma. Considere uma média de 40 horas para desenhar uma folha A1 e no mínimo 50 horas para folhas A0 bem detalhadas. Reserve pelo menos 2 semanas para fazer uma revisão, fazer as impressões e se adequar frente a qualquer imprevisto.

3.  Escolha um tema que tenha condições de pesquisar e tenha certeza de que terá acesso as informações necessárias.

4.  Jamais se apaixone por um tema e muito menos por uma ideia. Não tenha medo de mudar, só estabeleça prazos limites para isso.

5. Maquete não serve somente para apresentação final, deve ser desenvolvida durante o projeto como parte do processo criativo. Modelos 3D ajudam, entretanto não resolvem todos os problemas. As decisões sobre a estrutura, as tecnologias construtivas e a estética são decisões humanas e nenhum computador vai tomar a decisão por você ou indicar a melhor solução de projeto.

6.  Tenha tudo que precisar à sua mão no início do ano, sobretudo as bases bibliográficas principais. Planeje seu trabalho de acordo com o recurso que você dispõe. Evite trocar de computador, software, prancheta, orientador ou de universidade.

7. Não brigue com seu orientador, mesmo que você não goste dele.

8. Não se preocupe em ser genial. Em geral, é melhor fazer um arroz com feijão bem feito do que um cassoulet meia boca.

9. Seja lá qual for seu método de projeto, não se iluda quanto a sua capacidade de produção nem com as maravilhas da informática. Não há atalhos e o segredo é manter a constância de trabalho, a disciplina e a dedicação.

10. Bebidas, maconha, cocaína, anfetaminas, chá de cogumelo, alucinógenos ou qualquer outro tipo de bagulho não vai lhe “abrir a mente para um novo mundo” ou lhe propiciar ideias geniais, pelo contrário, só vai prejudicar seu desempenho. Você confiaria no diagnóstico de um médico bêbado ou em uma defesa preparada por um advogado cheirando a marofa? No máximo, cafezinho e cigarro nos intervalos.

1 comentários:

  1. ... Sem contar os compradores de diplomas: - Mesmo pagando escola particular, que nada mais é que contratar um pacote de serviços e produtos em nome da aprendizagem, em vez de "arrancar" tudo o que ela pode ( e deve ) proporcionar pelo que se está pagando, ainda "compra" trabalhos de terceiros para completar sua pseudo-formação!
    AC
    Portanto, minha parca experiência me ensinou a nunca desistir no meio do semestre e trancar disciplinas: leve-a até o fim, mesmo sabendo que terá que cursar de novo.

    ResponderExcluir