sexta-feira, 13 de maio de 2016

Resiliência é a capacidade de um corpo ou de um sistema de retornar ao seu estado de equilíbrio após sofrer alguma alteração abrupta. Embora as mudanças em nossas vidas provoquem incertezas, elas são necessárias e importantes para alimentarmos nosso desenvolvimento pessoal e o amadurecimento. O desconforto resultante das alterações repentinas nas rotinas também provoca alterações em nossos ideais e valores os quais são compensados pelas esperanças de uma nova condição humana.



Há coisas boas e ruins em amadurecer, entre as boas, aprendemos a racionalizar o tempo e canalizá-lo para o que realmente vale a pena, de forma que tanto na vida pessoal quanto profissional, aprendemos a valorizar cada vez mais aquilo que é mais sincero com nossos princípios. Entre as ruins, é que não nos empolgamos tanto com uma conquista como na juventude. Qualquer mudança de rumo implica também no autoquestionamento de nossos paradigmas, o que, normalmente provoca certa instabilidade.
Os percalços decorrentes da descoberta de uma missão pessoal estão entre as experiências mais fascinantes que encontrei ao longo tempo. Durante boa parte da adolescência me incomodava com um sentimento de que nada era digno de minha dedicação, pois sempre parecia haver obstáculos intransponíveis em tudo em que me metia. Quando nutria meus planos em ser músico, astronauta ou jogador de futebol me decepcionava muitas vezes ao me deparar com as dificuldades que surgiam no meio do caminho, coisas que me faziam desistir facilmente daquilo que achava ser minha missão. Claro, talvez tenha procurado minha missão nos lugares errados ou talvez não estivesse preparado para encontrá-la tão cedo.
Nunca dediquei especial atenção em ser professor, não me encantava com aquele ofício, nunca me vi lecionando, sempre fui tímido, nunca gostei de ficar exposto a plateias, nunca achei que algum dia tivesse algo a ensinar a alguém, já que não fui um aluno exemplar. Costumo dizer que apenas procurava não dar muito trabalho aos meus mestres. Mas quando uma pessoa me perguntava algo, tinha muito prazer em explicar, só isso! Fui descobrindo aos poucos a missão de ensinar e pesquisar.
E assim, gostaria de agradecer a todos aqueles que me fizeram enxergam além do óbvio e que tanto contribuíram para que eu mudasse minha percepção de mundo. Somente professores sortudos como eu, que tiveram a experiência de conviver com alunos tão especiais, conseguem afirmar com segurança que encontraram uma missão que valha a pena.
Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário