quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conforme a idade avança, reflito mais frequentemente sobre as condições de vida na terceira idade. Preocupações com aposentadoria, com a saúde e com o nosso legado se tornam mais comuns nas rodas de conversa entre os amigos da minha geração. Ressalto que faço questão de cultivar amigos de diversas gerações, que por sinal, me ajudam a permanecer mais atento em relação ao passado e ao futuro.
Uma matéria recente (veja o primeiro link abaixo) divulgou o resultado de uma pesquisa sobre os dez conselhos mais comuns dos idosos em relação à carreira profissional dos mais jovens. Entre os conselhos não havia muita novidade, apesar de, na prática ser extremamente difícil segui-los. Entre eles estavam, fortalecer sua rede familiar e social, equilibrar tempo livre com ganhos financeiros e priorizar a saúde. Nem preciso dizer que a matéria teve pouquíssima repercussão dado a nossa tendência de achar essa conversa enfadonha, apesar de falar sobre assuntos que lidamos diariamente.
Em outra pesquisa (veja o segundo link), cujo objetivo era identificar o que havia em comum na gestão de empresas com mais de cem anos de atuação, três características comuns me chamaram a atenção nos resultados. Em primeiro, todas as instituições pesquisadas apresentavam um propósito muito claro e rigoroso em relação a sua função na sociedade, de forma que a missão é colocada acima dos lucros em muitos dos casos na cultura empresarial. Não que o lucro não seja importante, no entanto, o comprometimento com a missão é o que torna a imagem desta empresa confiável.
Em segundo, prudência nas finanças e gestão responsável dos recursos. Organizações comprometidas com sua missão não entram em projetos que envolvam altos riscos de investimentos, principalmente por considerar que há inúmeras famílias que dependem direta ou indiretamente da sua estrutura produtiva. A terceira característica, a qual é decorrente da segunda, se refere ao respeito com os recursos humanos, de forma que em todas elas há uma forte preocupação com o bem estar social dos funcionários e com o respeito em relação às diferenças como gênero, faixa etária, crença religiosa, etnia e classe social. Portanto, a relação entre trabalho, produção e consumo se fortalece e se torna longeva à medida que a sociedade se identifica com a função de uma instituição e confia nos seus produtos ou serviços.
Parece não existir muita diferença entre gerenciar uma grande empresa ou a sua vida pessoal, em ambos os casos fazemos planos, avaliamos os riscos, controlamos o desempenho e até promovemos alguns prêmios quando julgamos necessário. Conforme este processo se torna parte da rotina, maiores as chances de sucesso.
No geral, temos o costume de admirar a ousadia e o ímpeto produtivo dos mais jovens e deixar de lado o legado daqueles que cumprem seu papel de forma silenciosa e fiel aos seus princípios. Assim, no contexto dos dois exemplos apresentados, para ter uma carreira duradora é fundamental desenvolver a capacidade de reflexão e a autocrítica, atuar de forma responsável e sem medo de errar, e principalmente estar comprometido a, pelo menos, um propósito pessoal.
Fontes:
1http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/idosos-d%C3%A3o-10-brilhantes-li%C3%A7%C3%B5es-profissionais-e-financeiras-para-os-jovens

2 http://www.youtube.com/watch?v=vrjEUx9nYjo

0 comentários:

Postar um comentário