domingo, 14 de abril de 2013


É muito fácil iludir um cliente e causar a sensação que ele está levando sempre vantagem. Mais fácil ainda é o profissional de arquitetura se envolver em maracutaia, principalmente no mercado de construção civil, grande ou pequena, do planejamento urbano, da fiscalização de obras que muitas vezes funcionam como ímãs de corrupção. Difícil é permanecer afastado do mundo das propinas e demais esquemas escusos.

No entanto, posso afirmar que as melhores relações profissionais são construídas baseadas simplesmente na confiança pessoal ao longo de muito tempo, e não é nada fácil. Estudei arquitetura nos anos noventa em uma escola que muitos professores afirmavam categoricamente que para ser bem sucedido era necessário ser bem relacionado socialmente, participar de muitas festas e de preferência ter nascido em uma família abastada. E ainda ouço isso com frequência. Pois é, iniciei minha carreira acreditando no fracasso, já que não preenchia nenhum desses requisitos sociais. Mas, por sorte, tive também grandes mestres que enfatizavam a necessidade de adquirir conhecimento técnico e humano, atuar com ética e respeito à sociedade e aos indivíduos.

Desta forma, não fico chocado quando me deparo com falcatruas, propinas, incompetência, politicagem, não somente em órgãos públicos, mas também em setores privados. Fico assustado mesmo quando assuntos como ética, respeito, coletividade e política soam como careta, ingênuo, puritano e até mesmo moralista em qualquer ocasião. Todos costumam concordar rapidamente para que este papo incômodo termine logo, embora poucos estejam realmente dispostos a assumir posições eticamente transparentes.

As instituições públicas ou privadas são formadas por pessoas e elas só podem nos representar se estiverem sintonizadas com determinados princípios de confiança. Não espere que o CAU ou qualquer outra instituição representativa faça algo por você se você não estiver disposto a atuar de acordo com os princípios éticos que nossa sociedade precisa estar apoiada. Portanto, posso afirmar que, se existe uma fórmula para o sucesso, certamente a confiança e o respeito aos princípios estão entre os mais importantes componentes.

Érico Masiero Outubro 2012

0 comentários:

Postar um comentário