sábado, 27 de setembro de 2014

Este mês de Setembro o ArqAbout completou dois anos de atividade. Entre as principais razões que me motivaram a escrever em um blog estão à liberdade de relatar experiências, emitir opiniões e abrir a possibilidade de atingir muitas pessoas interessadas em se aventurar por esta fascinante atividade que é a arquitetura. Acredito que meus alunos me “ouvem” até melhor do que durante as aulas, justamente por estarem mais ligados na web do que nas tradicionais aulas expositivas.

Em dois anos de atividade foram quase 70 mil acessos, não quer dizer que foram 70mil leitores. É pouco se comparar com o blog da nossa musa Lola Benvenutti que consegue mais de 3.000 acessos somente em um dia, mas é muito para quem tinha pretensões bem mais modestas e tratando de assuntos não tão interessantes quanto os dela. Mesmo assim, agradeço imensamente todo apoio que tenho recebido e sinto que a pequena dedicação pode sim fazer alguma diferença na vida profissional de algumas pessoas.



Após 31 textos publicados e algumas polêmicas, vejo que ainda há uma gama imensa de assuntos para serem tratados em relação às expectativas de estudantes e profissionais iniciantes. Percebi inclusive que o blog tem despertado o interesse de profissionais de outras áreas que convivem com problemas semelhantes em relação às dúvidas de como agir, à concorrência profissional, à ética, ao comportamento pessoal e as responsabilidades sociais.  

Entre os assuntos mais sugeridos estão às novidades advindas da implantação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – as possibilidades de atuação profissional e as angústias sobre a inserção no mercado de trabalho, seja através de concursos públicos, processos seletivos em empresas privadas ou a atuação como profissional liberal autônomo.



Monitoro as estatísticas de tráfego através das ferramentas do Blogger e somente a semana passada o gerenciador acusou acessos de leitores de dez diferentes países. Nem imagino com qual interesse, mas é impressionante o grau de alcance e a repercussão que cada texto atinge. Veja a tabela abaixo.


Os textos mais acessados, compartilhados e comentados foram respectivamente: “Frases Feitas por Celebridades", "Quem Define Projeto?" e o "Pedreiro não me Respeita”.  Há também o texto “A Lista dos 10 Arquitetos mais Famosos do Brasil” que tem recebido muitas visitas, no entanto acredito que os internautas que o acessam estão na verdade procurando glamour, star archictects ou celebridades e de certo se decepcionam ao se deparar com afirmações do tipo “o sucesso não ocorre por acaso”, e sim, é fruto de comprometimento, esforço e objetividade, palavras não muito simpáticas.

Agradeço muito ao Maurício Gomes e a Giovanna Wakamatu que pacientemente revisam os textos, contribuem com sugestões e corrigem os erros de português.



http://arqabout.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário