terça-feira, 6 de outubro de 2015

Toda relação de troca implica necessariamente em uma dose de conflito.
Patrão e empregado, cliente e prestador de serviço, professor e aluno, empresa e consumidor, são algumas das relações mais complicadas da humanidade. Em muitos casos, chegam a ser mais complicadas do que uma relação matrimonial.
Quando se estabelece uma relação de troca com objetivos financeiros, de aprendizagem, de produção ou de consumo, se estabelece também uma relação de dependência entre as partes envolvidas. Assim, quando o patrão cobra resultados do funcionário, deve considerar também que depende do seu bom desempenho, logo precisa mantê-lo motivado para obter o seu melhor. Um professor deve cativar seus pupilos para obter o máximo rendimento intelectual do grupo. Uma empresa deve fortalecer sua marca para obter a confiança de seus consumidores, muitas vezes, a melhoria de um produto ocorre devido a pressão por um nível de qualidade.
Quando se espera algo de alguém, logo se cria uma expectativa por resultados em que, quando mal dosada, pode se transformar em tensão e até decepção. Pressão e tensão sempre fizeram e sempre farão parte da nossa vida. Assim que nascemos, nossos pais esperam que andemos logo, que falemos, que aprendamos a ler e a escrever, que sejamos ótimos profissionais e exemplares pais de família.
Tensão é criada quando percebemos que o nível de exigência prévia de um trabalho não será atingido.
Ao iniciar minha carreira profissional, sonhava trabalhar em um lugar tranquilo, onde as pessoas fossem ponderadas, educadas, compreensivas, colaborativas, motivadas, honestas e respeitosas. Tempos depois percebi que jamais encontraria um local assim, e se o encontrasse, talvez fosse o local mais chato do mundo para se trabalhar. Justamente pelo fato de todos nós termos dificuldades de equilibrar as cobranças com os resultados.
Não se obtém resultados sem esforço. É comum se usar nas academias de ginástica a frase “no pain, no gain”, ou seja, não há ganho sem dor. No entanto, cabe aqui um comentário, a pressão excessiva pode gerar resultados desastrosos, mas a pressão reduzida, nada contribui para o crescimento pessoal.

A pressão pode gerar conflito caso não se conheça o potencial dos recursos humanos, as regras do jogo, as condicionantes de produção e o tempo necessário para a execução de cada tarefa. Pressão por resultados sem planejamento e regras claras certamente ocasionará tensão e os resultados de uma relação tensa são imprevisíveis. No entanto, os resultados de um projeto que foi desenvolvido sob um grau de exigência elevado normalmente superam as expectativas até mesmo de quem o executa. Ao se equalizar no início de uma relação de troca a expectativa com o resultado pretendido se estabelece também uma relação mais saudável e menos desgastante. Esta equalização pode ser obtida por uma boa conversa ou um bom contrato.

1 comentários: