domingo, 17 de março de 2013


Vários arquitetos internacionais têm trabalhado no Brasil e contribuído para enriquecer nosso repertório. Um que merece destaque é o portuga Álvaro Siza com o Museu Iberê Camargo em Porto Alegre.



Já comentei recentemente a respeito do interesse de arquitetos internacionais em baixar por aqui. A empolgação nacional com a copa do mundo e olimpíadas juntas com crise europeia dá nisso! Inclusive a grife de museus Guggenheim continua manifestando seu interesse pelo Brasil.


Outros dois grandes arquitetos que tem desenvolvido trabalhos recentemente no Brasil são o francês Christian de Portamparc com a Cidade da Música e o Espanhol Santiago Calatrava com o Museu do Amanhã, lançado recentemente, ambos no Rio de Janeiro, para a inveja dos paulistanos.

           

O primeiro, está com a obra paralisada há mais de um ano por suspeita de irregularidades durante a obra. Continua sob investigação do Tribunal de Contas da União. O segundo teve o lançamento da obra a semana passada no Rio, espero que não sirva de pretexto para as mesmas falcatruas políticas, tão conhecidas por nós. 


Quanto aos projetos em si, não arrisco ainda emitir muitas opiniões, mas são sem dúvida, belíssimos!


Tenho minhas dúvidas se estes projetos seriam aprovados, caso fossem apresentados em bancas de TGI no Brasil. Não pela qualidade dos projetos mas sim pela nossa cultura arquitetônica altamente conservadora e ainda tacanha.


Imagens extraídas de:




0 comentários:

Postar um comentário