domingo, 17 de março de 2013

A lista dos “10 arquitetos mais famosos do Brasil” é uma provocação que levanta algumas questões recorrentes na formação dos arquitetos. Ouço frequentemente de alunos e professores muitas opiniões em relação à formação ideal do arquiteto. Uma ideia que eu gostaria de abordar e bastante me preocupa é:

“O curso de arquitetura deve ser tão abrangente a ponto de capacitar as pessoas a atuarem em diversas áreas do conhecimento, inclusive as ligadas às artes”. Discordo, definitivamente! Cuidado para não ser seduzido pela ideia que arquitetura pode oferecer sempre satisfação existencial.


Não disponho do número exato, mas é certo que a maioria dos formandos não chega a exercer plenamente a atividade, desistem no início ou nem tentam se estabelecer, principalmente na área de projetos. Este fato não está absolutamente nada relacionado às questões de formação acadêmica e sim ao comportamento pessoal.


Assim como em qualquer atividade profissional é necessário ter uma boa dose de criatividade, outra de interesse, uma pitada de talento e um gigantesco esforço. Repare que o fator sorte não está nesta lista.

Arte e boa arquitetura não nascem do acaso e digo frequentemente que arquitetos adoram fazer o serviço pela metade e assim também são remunerados. Reitero ainda que a queixa com os baixos salários decorre da falta de envolvimento, do interesse e principalmente do baixo comprometimento dos arquitetos em geral com o processo completo da viabilização de uma obra, o qual exige extrema responsabilidade. Não quero desvalorizar o ato criativo, nem a busca por um êxtase estético, no entanto, estes aspectos são apenas partes de um processo que nem sempre é prazeroso. É uma pena que não temos tempo nem oportunidade de acompanhar durante o curso um projeto real desde a idealização por parte de leigos, passando pelo planejamento, concepção e execução até o uso definitivo. Todas estas etapas são fascinantes, mas nem todos estão preparados a aceitar as amarguras inerentes ao processo. Isso, dificilmente poderá ser ensinado em algum curso, mas certamente poderá ser aprendido, se não forem desencorajados a desistir precocemente.


Quanto a lista dos “10 arquitetos mais famosos do Brasil" estou certo que o sucesso alcançado por eles não tenha sido decorrente do fato de terem estudado arquitetura, mas sim do interesse, da aptidão e do esforço de cada um em atingir seus objetivos.



Para conhecer a lista:


0 comentários:

Postar um comentário