quinta-feira, 15 de maio de 2014

Segundo a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – órgão ligado ao Ministério da Educação – MEC, a pós graduação é um sistema especial de cursos que visa proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico profissional, impossível de se adquirir no âmbito da graduação.

Em princípio, tais estudos devem ser desenvolvidos dentro de institutos de pesquisa, fundações educacionais ou universidades as quais disponibilizam o ambiente e os recursos necessários para que se realize a livre investigação científica na qual possa afirmar-se a criação nas mais altas formas da cultura universitária. Simplificando, significa que a pós graduação está voltada principalmente para a formação de pesquisadores, professores de nível universitário, aprimoramento profissional e geração de conhecimento. Logo, é importante que os pretendentes a pós graduando reflitam se possuem o perfil pessoal exigido para tais tarefas antes de tentar o ingresso em algum curso do tipo.

No Brasil, há dois tipos de pós graduação, a Lato Sensu e a Stricto Sensu. As pós-graduações Lato Sensu compreendem programas de especialização profissional e incluem os cursos designados como MBA – Master Business Administration – com duração mínima de 360 horas. Somente candidatos diplomados em cursos superiores podem se inscrever no processo seletivo das instituições de ensino superior. Tais cursos, também chamados de especialização, podem ser oferecidos em caráter presencial ou à distância e cada instituição pública ou privada, tem a liberdade de detectar novas oportunidades no mercado de trabalho para propor grades curriculares específicas e elaborar estratégias de marketing que atraiam possíveis interessados.

Muitos destes cursos são oferecidos em horário noturno, aos finais de semana ou outros horários alternativos de forma a atender aqueles profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, que buscam aprimorar seus conhecimentos em determinado assunto mas não tem a disponibilidade de se dedicar integralmente aos estudos. Normalmente, tais cursos são pagos pelo próprio aluno sendo que os quais devem dedicar aproximadamente 70% da carga horária em disciplinas específicas e 30% para a elaboração de uma monografia cujo tema pode ser escolhido pelo aluno sob a supervisão de um orientador docente do curso. Não necessariamente é exigido que o aluno apresente seu trabalho formalmente para uma banca de avaliação final, cabe a instituição decidir o processo mais adequado de aprovação ou reprovação do estudante.

As pós-graduações Stricto Sensu compreendem programas de mestrados acadêmicos, mestrados profissionais, doutorados e pós doutorados de instituições públicas ou privadas abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Ou seja, cabe à instituição elaborar o processo seletivo, cobrar o desempenho do aluno em relação ao cumprimento das disciplinas obrigatórias e optativas, aos estágios de docência e a elaboração da dissertação final, no caso do mestrado, ou da tese para candidatos a doutorado. Esta modalidade de pós graduação visa essencialmente formar professores universitários e pesquisadores, assim pressupõe um dedicação presencial mais intensa e comprometida por parte do estudante à área acadêmica, chegando na maioria dos casos, a instituição exigir dedicação exclusiva ao curso.

Como ha ainda uma carência muito grande no país de profissionais de alto nível, de professores universitários e de pesquisadores científicos, o governo oferece bolsas de estudo para a realização de mestrados e doutorados no país ou no exterior. Não é comum o governo oferecer bolsas de estudo para os cursos de MBA ou especialização.
No estado de São Paulo, três são as agências de fomento à pesquisa que atuam com mais intensidade, a CAPES, o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Há outras agências governamentais como FINEP e BNDES ou empresas privadas como a Petrobrás, por exemplo, que eventualmente oferecem bolsas de estudos para a formação de pesquisadores ou investem em projetos de inovação tecnológica.



Uma pós graduação no curriculum pode abrir inúmeras possibilidades de trabalho, no entanto, raramente o retorno financeiro do seu investimento de tempo e recurso será imediato. O aperfeiçoamento dos conhecimentos obtidos na graduação e na pós não substitui a experiência e uma boa rede de relacionamentos. É certo que vai ajudar na sua inserção no mercado se você levá-la a sério, mas não crie expectativas acima de suas possibilidades.

É necessário muito cuidado na escolha do curso, na avaliação do seu próprio perfil, no grau do seu entusiasmo em se dedicar à academia e principalmente na qualidade do curso que pretende escolher. A CAPES é o órgão responsável por avaliar a qualidade do sistema de pós graduação nacional, portanto, é imprescindível consultar a nota atribuída ao curso que pretende frequentar antes de se inscrever ou passar pelos desgastantes processos seletivos.

Veja mais em:

http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados

0 comentários:

Postar um comentário